Jornalista lança livro “Os meninos da caverna” sobre jovens da Tailândia


O jornalista Rodrigo Carvalho decidiu escrever um livro para contar a história surpreendente dos doze garotos e o técnico-monge viveram dezoito dias de agonia, salvos em uma arriscada operação após ficarem presos em uma caverna  na Tailândia, na província de Chiang Rai.

Um dos noventa mergulhadores, Saman Kunan, de 38 anos, acabou dando a vida pelos meninos. Ele morreu logo depois de levar um pouco de oxigênio para o time respirar melhor. O jornalista, que é correspondente da TV Globo e da Globonews, acompanhou de perto o resgate do grupo e decidiu escrever um livro intitulado “Os meninos da caverna”.



Lançado pela Globo Livros, o livro conta a história por um “olhar sensível, humano, que remonta não só os fatos, mas mergulha na origem dos meninos e visita o contexto político, social e religioso da Tailândia. Traz, ainda, os cenários do Sudeste Asiático e destrincha por que os Javalis se tornaram um símbolo de solidariedade mundial – ou seja, tudo aquilo que dá ainda mais sentido a esta história, uma das melhores notícias do ano. Rodrigo Carvalho nos mostra o quão poderoso e transformador é o exercício de se colocar no lugar do outro, não importa se ele está na nossa esquina ou em uma caverna tailandesa. Esta é, sobretudo, uma história de esperança, repleta de força e significado”. O livro tem 192 páginas.

Sobre o autor

Rodrigo Carvalho é repórter, correspondente da GloboNews e da TV Globo na Europa, baseado em Londres. Também escreveu Vivos embaixo da terra (Globo Livros, 2010), sobre o resgate dos trinta e três mineiros chilenos. É idealizador e corroteirista do premiado documentário Torre de David, a respeito da maior ocupação vertical do mundo, no Centro de Caracas.