Pular para o conteúdo principal

Romance "Não encontrei o passado, tenho que voltar" expõe os dilemas do envelhecimento

José Carlos Mello faz do protagonista Archibaldo o ponto de partida para contar as histórias de outros personagens. Ele, um professor aposentado, que passou boa parte de sua vida se dedicando ao estudo do teorema de Fermat, solitário, mas nem por isso infeliz, fica sabendo que seu irmão Adamastor, um homem idoso e doente, com quem não tinha contato há muitos anos, está morando novamente na cidade. 



Envolto em memórias do passado, ele vai ao encontro do irmão no Hotel Versailles, um lugar excêntrico onde também moram outros idosos com suas histórias, às vezes doloridas, às vezes recheadas de humor. A partir daí, Archibaldo irá se deparar com sua própria história, relembrando sua infância e a admiração que tinha pelo irmão mais velho, além da convivência difícil com seus familiares e dos anos vividos nos bancos escolares.

Não encontrei o passado, tenho que voltar releva a impressionante capacidade do autor de criar personagens experientes lidando com medos, desejos, descobertas, perdas, alegrias e, principalmente, com os dilemas do envelhecimento, tais como a passagem do tempo, que se revela para alguns como cruel e para outros como um privilégio que só quem já caminhou bastante pode experimentar. O livro exige também do leitor se envolver em um mergulho profundo nas feridas expostas de certos personagens, como a do ex-padre e vizinho do protagonista da obra, que surrava o filho cotidianamente.

Editora: Octavo
Autor: José Carlos Mello
Preço:  R$ 60,00
Preço Kindle: R$ 24,99
Pag: 238
Imprensa: Iara Filardi:
55 11 2352 – 0881 / 9 9318 3805

Me segue no instagram: @barbararodriguescs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até Quando? O vai e vem" traz reflexão sobre a vida

joão é um operário que detesta a vida. Sente inveja do dono da construtora. Cobiça a arquiteta, apesar de também odiá-la. Odeia tudo e a todos, até ele mesmo. Nutre um sentimento de infelicidade sem perspectiva alguma de mudar. Esta é a história de João no começo do  livro  " Até Quando? O vai e vem" , escrito pela psicóloga franco-brasileira  Christiane de Murville , lançado no Brasil pela  Chiado Books . Logo nas primeiras páginas, João morre e vai parar em um lugar chamado “salão de memórias”. Neste local – à margem do mundo terreno –, ele encontra os registros de tudo o que fez, ou não, em vida. As imagens de pessoas que magoou, de desejos e sonhos frustrados. A insatisfação com a sua existência recente faz João tomar uma decisão: voltar à Terra para esclarecer tudo e provar que tem qualidades. Retornar não é tão simples quanto imagina. Ele precisa beber da “água do esquecimento” e, assim, não se lembrará da vida passada, nem reconhecerá as mesmas pessoas de seu

Filme “Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões” estreia em novembro

O filme “ Yu-Gi-Oh! O Lado Negro das Dimensões ” fará sua estreia em português no dia 1º de novembro, após ser lançado em algumas plataformas digitais, na sua versão dublada em português, que traz de volta grande parte do seu elenco original, e também no idioma original. O filme vai estar disponível na: Looke,   NOW, iTunes, Google Play, Vivo Play e Microsoft Store .   Marcelo Campos reprisa seu papel como Yugi . “Voltar a dublar Yugi depois de mais de 15 anos é um reencontro incrível que parece uma viagem no tempo”, afirmou.

Confira novos pôsteres do filme Capitã Marvel que estreia em março

A Marvel divulgou nesta quarta-feira, 16 de janeiro, os novos pôsteres do filme Capitã Marvel que estreia dia 8 de março. Confira as imagens: