Ex-capitão do Bope vai lançar livro sobre estratégias de alta performance


O ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Paulo Storani, vai lançar no dia 13 de novembro o livro “Vá e vença”, pela Editora BestSeller, que faz uma relação das estratégias de alta performance usadas pelo Bope com as do mundo corporativo.

Storani foi um dos responsáveis de ajudar o ator Wagner Moura a treinar para o filme “Tropa de Elite”. Ele defende que o conceito de superação de limites por meio da alta performance pode ser aplicado à iniciativa privada para que se formem “times de elite”.



Desde 2008, o ex-capitão realiza palestras, treinamentos e consultorias para diversos segmentos de negócios relacionando as operações do Bope e das empresas, sobretudo no que se refere à seleção e engajamento.

Em “Vá e vença, o autor argumenta que a afinidade entre os valores pessoais e os institucionais produz uma sinergia fabulosa com potencial para gerar resultado e um sentimento peculiar de pertencimento e mobilização. “A convergência de valores produz um ambiente de comprometimento e superação, estabelecendo uma forma diferenciada de se relacionar com os objetivos, metas e tarefas da equipe e dos próprios indivíduos”, escreve.

O autor


Paulo Storani é Mestre em antropologia social, pós-graduado em administração pública e gestão de pessoas, graduado e pós-graduado em educação física, graduado pela Escola de Formação de Oficiais — Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e professor de cursos de pós-graduação. Capitão veterano do Bope/PMERJ, Curso de Operações Especiais, e mestre de tiro policial, com especialização em cursos nos Estados Unidos e em Israel. 

Consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2, consultor de empresas na área de treinamento, analista de políticas públicas de segurança pública e palestrante.